Gramado – Ainda vale a pena alugar carro?

15 de agosto de 2019




Quem vai a Gramado precisa alugar um carro. Essa é uma dica antiga que você vai encontrar na maioria dos blogs e fóruns de viagem. Nós mesmos, sempre achamos que um carro alugado é a melhor maneira de se deslocar em Gramado. Mas será que isso não mudou? Agora com seu telefone é fácil chamar um Uber em Gramado, o transfer entre o aeroporto de Porto Alegre e Gramado está mais barato, vários restaurantes e atrações oferecem transporte gratuito em Gramado, existe o ônibus turístico (Bustour) que você pode descer e subir novamente a cada atração. Por outro lado, estacionar no centro de Gramado ficou mais difícil e caro, muitos hotéis da área central cobram o estacionamento à parte. Afinal, ainda vale a pena alugar carro em Gramado?



Booking.com

Antes de mais nada, “valer a pena” é um conceito pessoal e uma pergunta bastante ampla. Existem aqueles que preferem alugar carro sempre que viajam, e querem saber se em Gramado o carro não vai atrapalhar mais que ajudar. E tem os que não querem alugar o carro, preferem contratar os passeios organizados e diante da grande quantidade de opiniões afirmando que é necessário alugar um carro, ficam inseguros em não fazê-lo.  Alguns na verdade querem saber se vão economizar alugando carro, outros querem saber se o tempo que vão ganhar compensa os custos envolvidos com o aluguel do carro.

A resposta clássica é perguntar ao viajante “que atrações que você quer visitar?”. Acontece que boa parte das pessoas que visitam Gramado não são viajantes experientes, não têm noção da quantidade de atrações da cidade e nem da localização ou distância entre elas. Então responder a essa pergunta com uma outra pergunta não ajuda em nada. A parte boa é que você não precisa decidir se aluga carro ou não com muita antecedência! Na verdade fora das épocas de altíssima demanda como Páscoa e final de ano, você pode contratar o aluguel do carro na véspera da viagem ou mesmo já estando na Serra. Reserve com antecedência caso você precise alugar um carro de sete lugares, como Doblo ou Spin.

Casos específicos possuem respostas óbvias: famílias numerosas vão gastar mais em passeios que são pagos por pessoa, então alugar carro ajuda a economizar. Hotéis mais distantes do centro pedem um carro alugado, já que o custo de deslocamento ao centro pode anular a economia feita na hospedagem. Viagens curtas, roteiros de 4 dias ou menos precisam de um carro alugado, pois o tempo de espera por um Uber ou pelo transporte gratuito oferecido por algumas atrações e restaurantes pode fazer falta no tempo de visita das atrações.



Pessoas que não estão habituadas a dirigir em suas cidades, não precisam alugar carro! Gramado é uma cidade pequena, chamar um Uber ou tomar um táxi não vai ser diferente do que você faz habitualmente no seu dia-a-dia. Pessoas que não abrem mão de tomar um vinho durante as refeições, e a Serra Gaúcha é o melhor lugar para isso, não precisam e não devem alugar um carro.

Nossa resposta é: Faça o que tem vontade, sem culpa. Alugar carro é bom, não alugar também é. Não é isso que vai decidir o sucesso da sua viagem. Planejamento é essencial caso você não alugue, porém alugar carro e ficar rodando sem direção também não é legal. Pode acontecer de você não alugar e acabar gastando mais do que gastaria caso alugasse. Ou você pode alugar e gastar mais com o carro do que pagaria de Uber e passeios. Não se prenda a isso. Aproveite a viagem. O que nós fazemos quando vamos a Gramado? Um mix das duas coisas! Como moramos em Porto Alegre, vamos sempre com nosso carro. Mas estar de carro em Gramado não nos obriga a usá-lo, e à noite geralmente quando saímos para jantar usamos Uber ou o transporte do restaurante, que pode ser gratuito ou ter uma pequena taxa de utilização.

Ainda está em dúvida? Levantamos algumas vantagens e desvantagens de alugar um carro na Serra Gaúcha:


Vantagens de alugar um carro

  • Otimização do seu tempo: Você não espera por transporte algum, vai e vem quando quer sem nenhuma perda de tempo;
  • Custo: Fazer passeios em família pagando individualmente custa caro. De carro e por conta própria você não tem gasto individual no transporte, apenas nos ingressos;
  • Levar suas coisas: embora não seja recomendado, você sempre pode deixar no carro aquela sacola de compras que não quer ficar carregando o tempo todo.

Desvantagens de alugar um carro

  • Risco de multas, acidentes e furtos: O carro alugado é de sua total responsabilidade! Dirigir por uma estrada desconhecida repleta de radares de velocidade, estacionar em lugares proibidos por descuido e toda sorte de desatenções que podem causar multas são um risco a ser avaliado. Em geral se contrata o seguro total para o veículo locado, mas em algumas locadoras os danos a terceiros possuem uma cobertura mínima. Caso você seja o causador do acidente, vai precisar complementar os custos do reparo. E furtos de acessórios como estepe, pneus (sim, pneus são considerados acessórios!!), são sempre de sua integral responsabilidade. Caso estoure um pneu na estrada, você deve repor da mesma marca e modelo.
  • Falta de guia nos passeios: alguns roteiros só são interessantes por causa das histórias por detrás dos lugares. Circulando de carro você perde todas as informações trazidas pelos guias dos passeios.
  • Custos extras: estacionamento, combustível, lavagem. Tudo isso deve ser orçado caso sua decisão de alugar um carro seja visando economizar dinheiro.
  • Tempo para descansar: Essa só quem dirige valoriza. Enquanto todos no carro descansam, você precisa manter o estado de atenção plena.

Enfim, se antes era quase obrigatório alugar carro em Gramado, agora já não é mais. Faça a viagem ao seu jeito e aproveite a Serra Gaúcha!

Compartilhe:
Como chegar a Gramado: Mais barato e mais fácil!
< Post Anterior
Como chegar a Gramado: Mais barato e mais fácil!
Voo chega tarde - durma em Porto Alegre!
Próximo >
Voo chega tarde - durma em Porto Alegre!
Comente pelo Facebook:
Escreva seu comentário:
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.