Como ir do Atacama ao Salar de Uyuni de forma independente

31 de agosto de 2018



Há duas formas bastante distintas para ir do Atacama ao Salar de Uyuni. Entender isso é fundamental para tranquilizar quem está fazendo a viagem de forma independente, em seu próprio carro ou mesmo usando transporte público. A verdade é que existe inclusive um ônibus de linha diário operado pela empresa Cruz del Norte entre Uyuni e Calama, de onde se consegue transporte fácil para San Pedro de Atacama. Convenhamos que para circular em uma estrada onde passam ônibus você não vai precisar de um 4×4 com pneus extras e galões de combustível no teto.

Veja aqui o índice com todos os posts da nossa viagem de carro pela Argentina, Chile e Bolívia.



Booking.com

Então, de onde vem a informação que para ir do Atacama a Uyuni (ou vice-versa) você precisa contratar um tour de 3 ou 4 dias? Na verdade esses tours incluem muito mais que apenas o Salar de Uyuni, onde efetivamente se passa apenas um dia do “tour”. Os tours saindo do Atacama seguem pela Ruta 27 em direção ao Passo de Jama, entrando na Ruta B-243 na altura do Cerro Toco, em direção a Hito Cajon, onde entram na Bolívia. Ao cruzar a fronteira já adentram a Reserva Eduardo Avaroa, onde sobem a 4300 metros de altitude para encontrar a Laguna Colorada. Passam pela Laguna Verde, Laguna Hedionda, e alguns vão a 4900 metros, no Deserto de Siloli. Esse trecho por dentro da reserva Eduardo Avaroa é absolutamente crítico, e mesmo veículos 4×4 têm dificuldade em vencê-lo.

Se você não quer se aventurar a esse extremo, mas foi até lá em seu próprio carro e quer incluir o Atacama e o Salar de Uyuni na mesma viagem, então seu caminho é outro. Saindo de San Pedro de Atacama, siga a Ruta 23 para Calama, e de lá a Ruta 21 para Ollagüe.

Vulcão Ollagüe visto da Ruta 701




Na Bolívia, permaneça na Ruta 701, Rume pra Vila Alota e depois para Culpina K e San Cristóbal, finalizando a viagem na Ruta 5 que leva finalmente a Uyuni. Nós fizemos o trajeto contrário, saindo de Uyuni. Mas parece mais fácil explicar saindo do Atacama.

E para aproveitar as atrações da Reserva Eduardo Avaroa e do Salar de Uyuni, contrate seu tour em Uyuni. Os preços são melhores e você contrata exatamente quem vai efetuar o tour. Temos relatos de que os tours contratados no Chile são repassados na fronteira a operadores bolivianos, o que acaba virando uma loteira, pois você nunca sabe quem vai ao final operar seu roteiro.

Mais para você ler : 

Gosta de Blogs de Viagem? Saiba como colaborar clicando aqui!
Veja os pacotes para o Atacama disponíveis no Decolar.com e na CVC
Saiba tudo sobre o Deserto do Atacama na página específica do TripAdvisor
Grupos no Facebook sobre o Atacama : Deserto do Atacama- Santiago e CHILE e San Pedro de Atacama para turistas brasileiros.



Booking.com

Compartilhe:
Onde ficar em Dubai: Antiga ou moderna?
< Post Anterior
Onde ficar em Dubai: Antiga ou moderna?
Parque Unipraias - Um dia em Camboriú
Próximo >
Parque Unipraias - Um dia em Camboriú
Comente pelo Facebook:
Escreva seu comentário:
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.

2 Comentários:
  1. ERIC ZACARIAS COSTA
      16/12/2018 - 20h16

    Consigo fazer esse trajeto todo, Atacama e salar, em um 4×2?

  2.   20/12/2018 - 18h40

    Consegue sim, inclusive todos os passeios no Atacama. Eu não liguei o 4×4 em nenhum momento por necessidade.