Laguna Chaxa e Lagunas Altiplânicas

10 de novembro de 2018




Saindo de San Pedro de Atacama em direção à Argentina pelo Paso Sico existem três atrações marcantes: A Laguna Chaxa, As lagunas Miscanti e Miñiques e Piedras Rojas. Com carro próprio (nosso caso) ou alugado é muito fácil encontrar todas elas! Vendido pelas agências de San Pedro com o nome de “Lagunas Altiplânicas”, o tour completo dura um dia e é um dos melhores passeios no Atacama. As agências costumam ainda incluir visitas aos povoados de Socaire e Toconao, que ficam no caminho. A não ser que igrejinhas antigas de adobe e artesanatos te interessem, tente reduzir a parada nessas localidades para ter mais tempo nas lagunas.

Veja aqui todos posts da nossa viagem de carro pela Argentina, Chile e Bolívia.

Salar de Atacama e Laguna Chaxa



Booking.com


Quem visita o Salar de Atacama talvez nem se dê conta que está em um salar! Isso porque aquela imagem branquinha do Salar de Uyuni nada tem a ver com o Salar de Atacama. A paisagem lá é irregular e de aspecto amarronzado devido à poeira do deserto que se mistura ao sal e altera a cor da superfície. Menor que Uyuni, mas ainda grandioso, ocupa 3000 Km², atingindo 100Km de comprimento e 80Km de largura. Ao contrário de Uyuni, não se pode entrar de carro no Salar de Atacama, e a visitação se restringe a áreas delimitadas dentro da Reserva Los Flamencos.  A principal delas fica nas proximidades da Laguna Chaxa, então tanto o Salar como a Laguna são visitados em uma única parada.

Sabe aquelas fotos de flamingos cor-de-rosa tranquilos se alimentando e exibindo seu reflexo sobre a água que você vê em materiais sobre o Deserto do Atacama? Provavelmente foram tiradas na Laguna Chaxa. Você estaciona na entrada do Parque Laguna Chaxa e caminha pela trilha principal em direção à Laguna, já em meio ao Salar. Trata-se de uma laguna rasa, onde os flamingos de pé revisam o fundo da água em busca de alimento. A palavra chave aqui é paciência. Grupos chegam e saem a todo momento, assim como os flamingos se deslocam. Para apreciar o lugar com o silêncio apropriado e observar os flamingos bem de perto ou em um grupo maior, a liberdade de tempo que fazer os passeios por conta própria proporciona pode ser decisiva.

Para chegar à Laguna Chaxa você deve tomar a Ruta 23 em direção ao Paso Sico e tomar a B-355 logo após o vilarejo de Toconao. A Laguna faz parte da Reserva Nacional Los Flamencos, Setor 5 – Salar de Atacama (Aguas de Quelana), o ingresso custa CLP 2500 para adultos e CLP 800 para menores de idade.

Lagunas Altiplânicas




As Lagunas Miscanti e Miñiques são conhecidas como “Lagunas Altiplânicas“. Um caminho de lava oriundo do Vulcão Miñiques divide as duas lagunas, sendo a Laguna Miscanti a maior e a primeira a ser avistada por quem chega ao Parque. Tão impressionantes quanto as lagoas são as montanhas ao fundo: O Vulcão Cerro Miscanti e o Vulcão Miñiques com as respectivas lagoas na base disputam entre si qual forma o visual mais magnífico.

Cuidado com o frio! Se na Laguna Chaxa você estava praticamente  na mesma altitude de San Pedro, “apenas” 2300 metros, nos 120Km que separam a cidade das Lagunas Altiplânicas sobe-se a 4200 metros acima do nível do mar. Um bom casaco de frio e resistente ao vento é indispensável nesse passeio.

Para chegar lá basta continuar pela Ruta 23 e ficar atento à sinalização. A imagem do Google Earth é antiga, de 2012. A Ruta 23 está com asfalto novo e em perfeitas condições. Mas o acesso de terra às lagunas apresenta muitas costeletas e deve ser feito lentamente. O ingresso para adultos custa CLP 3000 e crianças ou idosos CLP 2500. Há uma área de estacionamento na portaria do parque onde eventualmente  você vai encontrar viajantes de motorhome acampados. O carro  pode entrar e seguir até o Mirante da Laguna Miñiques, porém há senderos que  se aproximam mais das lagunas que só podem ser percorridos à pé.  Estacione na beira da estrada, desça, caminhe e contemple!

Piedras Rojas, Salar de Talar e Laguna Tuyajto

Mais adiante pela Ruta 23, fica mais uma atração marcante : Piedras Rojas, com o Salar de Talar ao fundo, e mais adiante ainda a Laguna Tuyajto. Pela distância de 160Km a partir de San Pedro, poucos passeios vão até lá. Nós  mesmos acabamos não indo, já que ainda precisávamos preparar a festa de aniversário de 6 anos da nossa filha.

Ao contrário do Paso de  Jama, o Paso Sico não é totalmente  asfaltado. Além disso pode haver ocorrência de neve, tornando a travessia complicada. Assim, recomendamos não deixar todas  as atrações existentes ao longo da Ruta 23 para o dia em que você for atravessar o Paso.

Recentemente toda a área de Piedras Rojas foi fechada à visitação, sem previsão de reabertura. Precisaremos aguardar que Piedras Rojas seja reaberto para retornarmos ao Atacama pelo Paso Sico!

Mais para você ler : 

Gosta de Blogs de Viagem? Saiba como colaborar clicando aqui!
Veja os pacotes para o Atacama disponíveis no Decolar.com e na CVC
Saiba tudo sobre o Deserto do Atacama na página específica do TripAdvisor
Grupos no Facebook sobre o Atacama : Deserto do Atacama- Santiago e CHILE e San Pedro de Atacama para turistas brasileiros.



Booking.com

Compartilhe:
Deserto do Atacama - como chegar e como fazer os passeios
< Post Anterior
Deserto do Atacama - como chegar e como fazer os passeios
Lagunas Cejar, Piedra e Valle de la Luna
Próximo >
Lagunas Cejar, Piedra e Valle de la Luna
Comente pelo Facebook:
Escreva seu comentário:
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.