Voo chega tarde ou sai de madrugada – ficar em Porto Alegre?

15 de agosto de 2019




Quem chega a Porto Alegre no final da tarde ou à noite sempre pergunta: Vale mais a pena dormir em Porto Alegre ou viajar a noite para Gramado? E quem marca o voo de retorno pela manhã cedo às vezes cede à tentação de prorrogar a estadia na Serra ao máximo e sair de Gramado de madrugada.

Viajar à noite, ou acordar muito cedo no retorno, só vale a pena em uma viagem curta, de até 4 dias na Serra Gaúcha. Ou se você alugou um apartamento de temporada e quer economizar em hospedagem Quem fica em hotel, dificilmente vai pagar mais caro por uma noite em Porto Alegre do que pagaria em Gramado. Sendo “só pra dormir”, então dormir em Porto Alegre é a melhor escolha.

Além disso o começo da noite é o horário de maior movimento na BR116, rodovia de saída da cidade. Sair mais tarde ainda aumenta a chance de encontrar neblina na chegada a Gramado, tornando a viagem perigosa e cansativa. E sem atrativos, pois vai perder toda a vista do caminho, das serras e dependendo da época, das hortênsias floridas nas margens da estrada. E pra finalizar, chegará com fome e encontrará os restaurantes fechados ou fechando.

Sair de madrugada de Gramado também não é uma boa ideia. Primeiro porque você vai dormir tenso sabendo que acordará fora do horário de costume. E na chegada a Porto Alegre vai encontrar todo o movimento de entrada na Capital. Note que a BR116 na entrada da cidade não tem via alternativa, qualquer acidente ou manifestação no centro da cidade acaba causando filas e arriscando perder o voo de retorno.

A segunda pergunta de quem decide dormir em Porto Alegre é: Vale a pena ficar um dia a mais em Porto Alegre?


Hotéis para subir a serra logo pela manhã

Se você pretende acordar e já subir a serra, para almoçar já em Gramado, então você deve ficar na região do aeroporto já a caminho da Serra. Qualquer distância que você entrar em Porto Alegre será percorrida em dobro, já que para ir para Gramado / Canela / Bento Gonçalves você terá obrigatoriamente que retornar e passar em frente ao aeroporto. E o trajeto pela BR116 pode ser bastante curto, porém é bastante movimentado e não raro apresenta congestionamento em função de eventos na Arena do Grêmio ou no Pepsi on Stage, ambos próximos ao aeroporto. Evite qualquer hotel que você precise se deslocar em direção a Porto Alegre, por mais perto que possa parecer.

Existem três hotéis bem próximos ao aeroporto que não farão você andar um metro fora do caminho para a Serra. São o IBIS do Aeroporto, caro mas prático, o Novotel imbatível entre casais com filhos, e o Deville, mais requintado. Mas a forma mais econômica é já sair de Porto Alegre e se hospedar na região metropolitana, às margens da BR116 e já no caminho da Serra. Sugerimos o Canoas Parque Hotel, a 10 minutos do aeroporto, ou o Hotel Express Canoas, mais econômico e também com garagem. Um pouco mais adiante, o Hotel 10 em São Leopoldo também é econômico e uma excelente opção de hospedagem a caminho de Gramado!

Quer aproveitar para conhecer um pouco de Porto Alegre?

Então hospede-se no bairro Moinhos de Vento, o mais tradicional da cidade. Lá você vai encontrar a melhor noite, com bares e restaurantes na Rua Padra Chagas. Vai encontrar o Parque que dá nome ao bairro, com o icônico moinho de vento à beira de um laguinho. Perfeito para fotos! E perto dali, a Rua Gonçalo de Carvalho, “a rua mais bonita do mundo”, devido à sua arborização que forma um túnel verde cobrindo a via. Tudo isso sem se afastar muito do seu caminho para a Serra. Sugerimos o que consideramos o hotel mais bem localizado de Porto Alegre, em frente ao Parque Moinhos de Vento. Você atravessa a pouco movimentada rua Comendador caminha e já está sob as árvores : o Hotel Quality!! O Sheraton fica no miolo de onde a noite acontece, e o Master Moinhos e Swan Molinos ficam mais próximos da Rua Nova York, também conhecida da vida noturna porto-alegrense. Quem quer já sentir o clima de Gramado fica no Laghetto Viverone, da mesma rede que possui grande número de hotéis na serra.

Compartilhe:
Gramado - Ainda vale a pena alugar carro?
< Post Anterior
Gramado - Ainda vale a pena alugar carro?
O que fazer em Bento Gonçalves
Próximo >
O que fazer em Bento Gonçalves
Comente pelo Facebook:
Escreva seu comentário:
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.