Al ain e o Monte Jebel Hafeet

26 de outubro de 2018

A cidade de Al Ain pertence ao Emirado de Abu Dhabi, e fica na fronteira com Omã. Está praticamente à mesma distância de Dubai e da cidade de Abu Dhabi, desenhando um triângulo no mapa. A cidade é sede da Semi-Final do Mundial de Clubes, casa do principal clube de futebol do país e que tem vaga garantida no Mundial de Clubes de 2018 por ser Campeão da Liga dos Emirados Árabes. É em Al Ain que fica o Monte Jebel Hafeet, ponto mais alto dos UAE. Também am Al Ain encontramos um mercado bastante inusitado : O de camelos!

Veja aqui todos os posts sobre Dubai e Abu Dhabi



Booking.com

O nome da cidade se dá em referência às fontes de água da região. Al ain significa “spring” em inglês, não no sentido de “primavera”, mas no sentido de “nascente”, como em “Spring water”. É por causa dessas nascentes de água que a cidade é conhecida também por Oásis

Como chegar a Al Ain

Existe transporte público frequente entre Al Ain e Dubai ou Abu Dhabi. Trata-se de uma cidade grande, a quarta maior dos Emirados, com cerca de 700 mil habitantes. Como fomos apenas para o jogo da Final do Mundial, conhecemos Al Ain após Abu Dhabi, fazendo o caminho inverso de quem vai acompanhando seu time de futebol. De Dubai os ônibus partem de hora em hora da estação Ghubaiba, em Bur Dubai. Essa é a mesma estação de onde saem os ônibus de Ddubai para Abu Dhabi. Saindo de Abu Dhabi a estação é a Al Wahda, também a mesma usada pelos ônibus que chegam de Dubai. O tempo de viagem entre Abu Dhabi e Al Ain também é de cerca de duas horas.

O Monte Jebel Hafeet





Jebel Hafeet é o nome da cadeia de montanhas que faz fronteira com Omã. No alto da montanha de mesmo nome fica o Hotel Grand Mercure Jebel Hafeet, o único hotel e uma das poucas construções na montanha. Mais acima fica uma residência do Sheik, inacessível a nós mortais. Para chegar lá é necessário pegar um táxi, não há outro tipo de transporte. Mas o valor é baixo, em torno de 60 dirhams. São cerca de 60 curvas em uma estrada perfeitamente asfaltada, iluminada, com duas pistas que sobem e uma que desce. A estrada é tão boa que é usada para eventos de automobilismo. Do alto podemos apreciar o por-do-sol em Al Ain e o nascer do Sol em Omã.

Estivemos em Al Ain no mês de dezembro, época em que a temperatura baixa a 14 graus na cidade. Mas a sensação térmica no alto do Monte é bem inferior.

Como é o Hotel Grand Mercure Jebel Hafeet

O Hotel Grand Mercure Jebel Hafeet oferece um complexo de lazer bastante completo. Não poderia ser diferente, não há nada no alto da montanha além da vista a ser apreciada e do próprio hotel. São três restaurantes diferentes, com  destaque para o Al Khyama, na beira da montanha. São três piscinas, toboágua, parque infantil, mini golfe, tênis de mesa e outras tantas opções de lazer. Os quartos são espaçosos, e a vista noturna da cidade arrebenta!!





Os quartos são espaçosos e oferecem sacada, mesa de trabalho, banheira, frigobar e no teto um adesivo indicando a direção de Meca!

O Camel Souk – Mercado de camelos

É em Al Ain que fica o famoso mercado de camelos. Na verdade trata-se de um mercado muito maior, onde o setor de camelos é o mais procurado por turistas. Mas o lugar é exatamente isso, um mercado onde se compra e vende camelos! Não espere um ponto turístico, eu era o único turista ali quando fiz a visita. O mais inusitado é que o Mercado de Camelos fica logo atrás do Bawadi Mall, um moderno shopping center com 400  lojas, cinemas e um hotel em anexo, o Ayla Bawadi. Ambos parecem integrar-se no mesmo complexo de compras!

Visitei o Mercado de Camelos com o mesmo táxi que me buscou no hotel. É necessário avisar ao motorista antes, pois o trajeto entre o hotel e o terminal de ônibus muda se você desejar visitar o Mercado.

Ao chegar, logo fui abordado e convidado a conhecer um bebê camelo. Fui, conheci, fotografei, fui cobrado por isso (ok, nada mais touristy que isso…) mas quando o assédio aumentou, não foi difícil sair dali: peguei meu celular e pedi uma selfie com as pessoas que assediavam, e não com os  camelos….  eles foram se retirando e eu enfim pude fazer minhas selfies com camelos em paz.

Mais para você ler : 

Al Ain na Lonely Planet
Atividades em Al Ain, pelo TripAdvisor
Gosta de Blogs de Viagem? Saiba como colaborar clicando aqui!



Booking.com

Compartilhe:
Nossa hospedagem em Camboriu - Apto Mar Vermelho
< Post Anterior
Nossa hospedagem em Camboriu - Apto Mar Vermelho
Deserto do Atacama - como chegar e como fazer os passeios
Próximo >
Deserto do Atacama - como chegar e como fazer os passeios
Comente pelo Facebook:
Escreva seu comentário:
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.