O que fazer em Saenz Peña.

28 de março de 2016



É pacífico. Quem viaja pelo norte da Argentina acaba dividindo a viagem com uma noite em Presidência Roque Saenz Peña. Se esse for seu caso, assim como foi o nosso, que tal conhecer um pouco mais do lugar? Gostamos tanto de nos hospedar no Hotel de Campo El Rebenque (contamos aqui) que ficamos duas noites. E tiramos uma tarde pra conhecer Saenz Peña. Visitamos o Complejo Ecologico Municipal (Zoo) e o Parque Cuidad de Los Niños.

Veja aqui o índice com todos os posts da nossa viagem de carro pela Argentina, Chile e Bolívia.

Parque Ciudad de los Niños – Saenz Peña

saenz-pena-ciudad-de-los-ninos-1

O nome do parque não é nenhum exagero. É mesmo uma cidade, seja pelo tamanho ou pela quantidade de brinquedos. O parque parece estar preparado para receber todas as crianças da cidade ao mesmo tempo, é realmente desproporcional.

Há espaços para todas as idades, vagões de trem, uma mini cidade e muita criatividade.

saenz-pena-ciudad-de-los-ninos-5

Colheitadeira transformada em escorregador.

saenz-pena-ciudad-de-los-ninos-4

Labirinto de madeira.

Existe uma área bastante grande dedicada a crianças menores. Ainda assim, ela ocupa apenas um pequeno espaço do parque. saenz-pena-ciudad-de-los-ninos-7 saenz-pena-ciudad-de-los-ninos-8

A atração principal é esse dinossauro de metal, apesar de haver muitos outros brinquedos as crianças formavam fila para escorregar pelo rabo do bicho!

O disputadíssimo escorrega do rabo do dinossauro.

O disputadíssimo escorrega do rabo do dinossauro.

Notem a preocupação com inclusão. Balanço para cadeirantes! Uma vergonha pra mim, que nunca vi um desses em Porto Alegre. saenz-pena-ciudad-de-los-ninos-3Manter um parque desse tamanho tem seu preço, e os últimos anos foram duros para a economia argentina. Muitos brinquedos precisam manutenção, outros tiveram seus mecanismos elétricos abandonados. Mas isso não compromete em nada a utilização do parque. É até melhor, assim as crianças brincam se movimentando, em vez de ficarem passivos em um carrinho a motor, por exemplo.saenz-pena-ciudad-de-los-ninos-2Claro que as crianças ao verem o elefante voador quiseram subir. Foi então a nossa vez de fazermos exercícios, substituindo o motor que um dia deve ter movimentado esse aparelho!saenz-pena-ciudad-de-los-ninos-6

Complejo Ecologico Municipal (Zoo) – Saenz Peña

saenz-pena-zoo-1Antes de irmos ao parque, visitamos o Zoo Municipal, mais conhecido como Complexo ecológico. Trata-se de um espaço amplo, onde a circulação pode ser feita de carro e as jaulas enfileiram-se ao longo da estrada, a uma distância apropriada. No final das contas o carro nem é necessário, com um pouco de disposição é possível percorrer tudo a pé. saenz-pena-zoo-5 Não somos fãs de zoológicos. Como amantes da liberdade temos dificuldade em aceitar as grades, por mais que a gente acredite e entenda que os animais que lá estão foram apreendidos com contrabandistas, ou resgatados de situações de maus tratos, ou seja lá qual for o discurso bonitinho usado pra justificar a existência delas. Mas elas existem, os zoos existem e esse tinha um discurso bonitinho de preservação. Então fomos visitar ele.

saenz-pena-zoo-3

Gabriela e o tamanduá símbolo do parque.

Achamos curiosa a proximidade que é possível chegar dos animais. As crianças podiam fazer carinho no tamanduá, por exemplo. As grades das aves ficavam todas ao alcance das mãos.

saenz-pena-zoo-4

Note a altura da mureta de proteção.

O ambiente dessa cobra foi o único em que vimos uma pessoa do parque próxima, para evitar que alguém suba e pule… tem doido pra tudo! Note o funcionário ali atrás na foto, de colete verde, olhando pro outro lado (ops!!).

saenz-pena-zoo-2

Outras atrações em Saenz Peña

A cidade é famosa na região por seu Complejo Termal Municipal, que não visitamos por não permitir crianças e não ser o foco da viagem. Trata-se de um complexo fechado, na mesma quadra do Hotel Gualok, sem maiores atrativos para quem não se interessa pelas “propriedades” das águas termais.

Há também a “Casa Cruz“, estranha construção de uma casa em formato de cruz. Mais estranho ainda é ver a foto da tal casa e acreditar que o lugar é um ponto turístico! :)

Mais para você ler : 

Portal do Município de Saenz Peña
Site das Termas de Saenz Peña



Booking.com

Gosta de blogs de viagem? Saiba como colaborar clicando aqui!
Ficou com alguma dúvida, precisa de uma informação que não encontrou? Já esteve lá e tem algo a dizer? Faça um comentário na caixa abaixo!

Compartilhe:
Hotel de Campo El Rebenque, em Saenz Peña.
< Post Anterior
Hotel de Campo El Rebenque, em Saenz Peña.
Salta, la linda. Onde a viagem começa.
Próximo >
Salta, la linda. Onde a viagem começa.
Comente pelo Facebook:
Escreva seu comentário:
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.

2 Comentários:
  1. Paula
      06/01/2019 - 19h19

    Gostei muito do seu blog

  2.   06/01/2019 - 22h07

    Obrigado Paula! Espero que seja útil em sua viagem. Abraço!!