Fomos conhecer os fiordes noruegueses no final de abril / início de maio. Essa época marca o final da baixa temporada, e já é esperado encontrar passos de montanha abertos e lagos descongelados. Porém esse foi um ano atípico em que clima de inverno se estendeu além do habitual, e pudemos aproveitar um pouco de como é o país nessa estação também.
Falar em Noruega logo trás à mente além da imagem fantástica dos fiordes, a lembrança de que estamos em um dos países mais seguros e também mais caros do mundo. Desembarcando no aeroporto de Bergen, nossa porta de entrada no país, tratei de procurar um ATM e sacar moeda local. Procurei logo o saque de maior valor possível, pois o cartão Visa Travel Money cobra tarifa por saque. Então vi na prática o que é estar em um país seguro e caro. O maior valor possível de ser retirado em uma única transação era superior a todo o saldo que tínhamos no VTM!!!
Refeito do susto e já com moeda local em mãos, comprei uma garrafinha de água. Fiz a conversão mentalmente para reais mas achei estranho o resultado. Conferi minhas anotações e a conta estava certa : havia pago mais de R$12 por 300ml de água mineral! Lembrei do mantra “quem converte não se diverte” e nunca mais pensei em reais pelo resto da viagem! Só voltei a lembrar desse episódio mais tarde, quando conversando na recepção do hotel em Nordheimsund o funcionário comentou como é “stupid” comprar água mineral na Noruega, afinal toda água deles desce das geleiras e é de qualidade indiscutível. Ah…. bom saber!!
Durante 8 dias percorremos junto com nossos filhos, de três anos e de 8 meses, o caminho entre Bergen e Alesund, margeando em carro alugado diversos fiordes, e contamos um pouco do que vimos nos posts abaixo. Tínhamos uma expectativa bastante alta quanto à beleza do país, e a Noruega conseguiu superar e nos surpreender. Que país fantástico!! Precisamos voltar, conhecemos apenas um pequeno pedacinho, tem muito mais por ver!
Segue índice de posts em ordem cronológica :
Bergen, a entrada para os fiordes da Noruega
Gudvangen, surpresa a caminho da Ferrovia Flam
Ferrovia Flam, como é a paisagem
De Flam ao Hardangerfjord, via Hornindal
Gosta de blogs de viagem? Saiba como colaborar clicando aqui!
Ficou com alguma dúvida, precisa de uma informação que não encontrou? Já esteve lá e tem algo a dizer? Faça um comentário na caixa abaixo!
Que viagem bacana! Nós adoramos a Noruega – e conhecemos bem menos que vocês. Também temos muita vontade de voltar. Abraços
Voltaremos todos!! Vale a pena! Abraço!!
será o meu próximo destino!!
pelo relato que fazem ,deve ser bem fácil passear de carro,
é necessário marcar com antecedência os ferry, ou eles andam sempre de uma para outra margem?
obrigada
Oi Gabriela! É fácil e eu diria que fora de grupos organizados, é a única opção! As cidades têm pouquíssimos habitantes, não vi nenhum sistema de transporte público pelo interior. Os ferry não são agendados, você chega e embarca. É exatamente isso, eles ficam o dia todo de um lado ao outro. O intervalo varia entre eles, quando as distâncias são maiores eles fazem menos viagens. É interessante ter em mãos uma tabela de horários das travessias que fores fazer na tua viagem! Abraço!!
Oi, Ronaldo!
Seu roteiro tá sensacional!
Irei pra Noruega e quero ir de Oslo pra Tromso sozinha de carro. Tou quebrando a cabeça nessa questão da rota cênica. É fácil de se localizar lá? Porque quero ir pelos trechos das rotas cênicas apenas, entende?
Nossa, vai ser uma viagem e tanto!! Eu iria primeiro a Stavanger, e de lá subiria margeando fiordes. É fácil se localizar sim, geralmente as estradas contornam fiordes. Não tem muita opção pra se perder. Você conhece a Cláudia, do blog pequeno viajante? Eles estão subindo até Lofoten de motorhome agora. Acompanha lá: https://www.facebook.com/Felipeopequenoviajante/
Abraço!!
Noossa…tanto tempo depois e vc me ajudou muito com seu roteiro. Iremos em fevereiro, também com 2 crianças, descendo a Noruega desde Rovanieme (nosso destino principal).
Estava em duvida sobre dirigir na neve, na Noruega, que parece uma Veneza Congelada, mas seu histórico me tranquilizou e decidi alugar um carro em Tromso e descer ate Oslo. Há muita noticia de fechamento das estradas devido a neve? Muito complicado dirigir na neve? Os carros alugados já veem com pneus próprios?
Obrigada!!
Oi Cristina!! Tromso é bem mais ao norte de onde estivemos (fomos só até Alesund). E fomos em final de abril. Você vai no auge do inverno, definitivamente vai pegar muito mais neve que nós. As estradas bloqueadas são as de montanha, que sobem a encosta dos fiordes, como a Trollstigen. As locadoras fornecem sim pneus de neve, e as correntes acredito que aluguem como acessório. Na viagem conversei com um nativo e ele me disse que quando as estradas principais ficam bloqueadas por neve, formam-se caravanas e na frente vai um carro especial limpando pra que todos passem. Fiquei curioso pra ter essa experiência! :) Pra tudo tem uma primeira vez na vida, pela estrutura do país acho a Noruega um belo lugar pra dirigir na neve pela primeira vez!