Pomerode – Um dia de viagem à Alemanha Brasileira

27 de setembro de 2018




A Cidade de Pomerode SC fica a uma distância de 30Km de Blumenau, em uma região conhecida como Vale Europeu. O Zoológico de Pomerode é uma das principais atrações da cidade, que surpreende o  visitante com muitas coisas para fazer! Ao lado do Zoo fica a Vila Encantada, com seu Parque de Dinossauros.

Pomerode tem na Páscoa a principal festa da cidade, ao lado da Festa Pomerana. Durante a Páscoa é comemorada ao estilo alemão construindo a Osterbaum, Árvore de Páscoa decorada com cascas de ovo naturais. A Árvore de Páscoa já teve cerca de 80 mil ovos, e entrou para o Guiness Book como a maior árvore de páscoa do mundo.

Na cidade mais alemã do Brasil toda a arquitetura remete  o visitante à Alemanha. A língua alemã é amplamente falada pela cidade.  Em Pomerode está a maior concentração de cadas em estilo enxaimel fora da Alemanha.

Beto Carrero – Escolha onde se hospedar

Veja aqui todos nossos posts sobre o Parque Beto Carrero

Um dia de roteiro em Pomerode é perfeito para quem está em Balneário Camboriú ou Blumenau. Quem vai ao Parque Beto Carrero World e quer complementar o passeio das crianças com a Vila Encantada e o Zoológico. Quem sai de Balneário Camboriú encontra uma arquitetura completamente diferente e uma gastronomia típica de primeira qualidade.

O que fazer na Cidade de Pomerode



Booking.com

Visitar o Zoológico de Pomerode

Para quem viaja com crianças é a principal atração da cidade. O Zoo de Pomerode foi o primeiro zoológico do Sul do Brasil, e é hoje o maior Zoo de Santa Catarina. É estranho pensar que uma cidade pequena como Pomerode tem um Zoo desse tamanho, mas lá você vai encontrar mais de mil animais!! Girafa, Leão, Urso, Puma, Tigre, Elefante, Chimpanzé, Zebra e muitos outros! Da frente do Zoo parte o passeio de charrete que percorre as vias de paralelepípedo da cidade, margeando o Rio Testo.

Conhecer o Parque Vila Encantada e seu Vale de Dinossauros

Assim como o Zoológico, a Vila Encantada é atração obrigatória para quem viaja com crianças. Ambos ficam logo na entrada da cidade, um ao lado do outro. O Parque Vila Encantada é composto por várias “Vilas” : Vila dos Dinossauros, Vila Dos Insetos, Vila da Aventura, Vila do Calor e outras.

A Vila dos Dinossauros é a mais significativa, chegando a se confundir com o nome do parque. Nela você vai encontrar réplicas muito bem feitas de várias espécies de dinossauros, algumas em tamanho natural. Na Vila da Aventura existe um labirinto semelhante aos “brinquedões” das cadas de festa, que por si só já valeria a visita. É um playgound imenso.

Reserve algumas horas do seu dia, pois é difícil tirar as crianças de lá e o lugar merece ser aproveitado. Uma dica importante : leve muda de roupa. Na Vila do Calor esguichos de água vão divertir e molhar a todos!

Circular pela Rota do Enxaimel

“Enxaimel” é um estilo de construção baseado em uma estrutura de madeira encaixada (sem uso de pregos ou parafusos), posteriormente preenchida com tijolos. Se você tem curiosidade sobre a montagem das casas, o site dessa construtora de Blumenau explica em detalhes o processo.

Existem construções em enxaimel por toda a cidade de Pomerode, não necessariamente na Rota. O próprio Pórtico de Entrada de Pomerode foi construído inteiramente em estilo Enxaimel. Mas é na Rota do Enxaimel que você vai encontrar o ambiente ideal para observá-las. A “Rota” inicia próximo ao Portal Norte, adentrando o interior de Pomerode pela Rua Testo Alto, que em seguida passará a ser de chão batido, e retornando pela Rua Progresso. É um roteiro circular.

Não espere encontrar sinalização em cada casa, algo como uma placa apontando “Hey! Essa é uma casa enxaimel!”. Isso não existe. Você vai ter que dirigir (ou pedalar) lentamente e com o olhar aguçado para identificar as casas às vezes ao longe no campo. E isso é ótimo, pois você vai encontrar uma região rural genuína, viva em seu dia-a-dia. Encontrará pessoas trabalhando o seu campo, casas habitadas há gerações pela mesma família.

As duas casas que mais gostamos pela proximidade da rua e pela facilidade de acesso a informação foram a Casa Siewert, bem no final da Rua Testo Alto, e a Casa Wachholz, já no final da Rota, quase na saída da rua Progresso.

Igreja Luterana e Cemitério Luterano dos Imigrantes

É controverso citar um cemitério como atração turística. Tanto que ele nem aparece nos materiais que recebemos no Centro de Informações Turísticas. Mas o fato é que se a Igreja Luterana é um marco histórico, como edificação ela é bastante simples. Porém o cemitério, que fica a uns 100 metros de distância, é bastante marcante!

O Cemitério Luterano fica em uma encosta, com muro de pedra e uma escadinha que dá acesso aos túmulos. As inscrições em alemão, as datas, os sobrenomes, tudo remete à colonização da cidade. E a visível falta de manutenção acrescenta um clima de “passado” ainda mais forte. Aprenda um pouco mais de alemão com as palavras que se repetem nas lápides.

Atenção, há dois cemitérios e duas igrejas luteranas em Pomerode! Estamos falando da que fica na Rota do Enxaimel. Existe outra, na Rua XV de Novembro 130, maior e de cor amarela. Ao lado dela, e às margens do Rio Testo, existe outro cemitério que não está aberto ao público.

Centro Cultural de Pomerode

O Centro Cultural de Pomerode foi criado reutilizando os prédios que antes constituíam as Indústrias Weege. O Centro inclui o Teatro Municipal, e é o lugar onde são realizados os principais eventos da cidade. É no Centro Cultural que é construída a Osterbaum. No Centro Cultural de Pomerode fica o melhor lugar para comprar artesanatos e souvenires da cidade.

Cervejaria Schornstein

Uma cidade jamais poderia ser considerada “a mais alemã do Brasil” sem uma boa cervejaria. E a Cervejaria Schornstein cumpre com excelência o papel.

Situada no antigo Mercado Weege, no início da Rua Hermman Weege, a fábrica pode ser visitada com agendamento prévio pelo seu site. Em outro prédio, esse bem em frente ao Centro Cultural, está o Schornstein Kneipe, o bar oficial da cervejaria.

A construção pode ser facilmente identificada pela chaminé de 30 metros de altura que dá nome à cervejaria (Schornstein é o alemão para “chaminé”). Lá você encontra toda a carta de cervejas, além de pratos típicos da culinária alemã.

Pórticos da cidade

Pomerode tem dois pórticos. O “Portal Turístico Sul” fica na BR470, recebendo quem vem de Blumenau e do Litoral. Foi construído em 1991, e como não podia deixar de ser em Pomerode, é todo em estilo enxaimel. Nele você encontra o Centro de Informações Turísticas e pode emprestar trajes típicos alemães para fazer fotos.

O Portal Norte fica na saída rumo a Jaraguá do Sul, recebendo quem vem de Joinville ou Curitiba. É chamado Portal Wolfgang Weege em homenagem ao fundador das Malhas Malwee, e foi inaugurado no ano 2000.

Compras em Pomerode

Mamães vão se encantar com as roupas Kyly e Milon, no Mundo Encantado Kyly. Também ainda no caminho de chegada a Pomerode (ainda em Blumenau) fica a loja de fábrica das toalhas Karsten.

Já na cidade de Pomerode você encontra a loja de fábrica das porcelanas Schmidt (não deixe de visitar o Museu da Porcelana, em anexo), Cristais Oxford, e dos Chocolates Nugali. A loja mais bonita é a Arte do Lar Decorações, que fica na Rua XV de Novembro. Mais afastada um pouco, fica a Guenther Velas Especiais. Vale uma visita, pois fica ao lado do Museu do Imigrante. Cuidado para não passar mais tempo na loja que no museu!

“Eu amo Pomerode”

Em frente ao Parque Municipal de Eventos Francisco Canola Teixeira, tirar foto com o coração “Eu amo Pomerode”. Lá é realizado o tradicional encontro de Motorhomes de Pomerode.

Praça Torgelow

A Praça Torgelow (Torgelowerplatz) fica entre a rodoviária e o Centro Cultural, no lado oposto da rua. Nela se encontra a escultura em homenagem aos imigrantes alemães, mostrando como era o trabalho rural à época.

Museus de Pomerode

  • Museu Casa do Imigrante, Carl Weege. Fica na localidade de “Pomerode Fundos”, a cerca de 4Km do centro pela SC416. O museu abre ao público as portas da casa de um dos primeiros moradores de Pomerode, mostrando como eram os móveis e a rotina de trabalho daquelas famílias. Mais tarde Carl Weege viria a fundar a Malharia Malwee.
  • Museu do Marceneiro. Fica no final da Rua Alfredo Hoge. Ele conta a história da indústria de Móveis Behling, fundada em 1950, mostrando como eram fabricados os artefatos de madeira naquela época. A indústria segue hoje uma empresa familiar, e junto ao museu podem ser adquiridos utensílios de cozinha e brinquedos de madeira fabricados ali. A principal atração é uma grande roda d’agua, usada pra gerar energia para a indústria.
  • Museu Pomerano. Fica no Centro Cultural de Pomerode, mostra vários tipos de carroças, móveis e utensílios usados pelos imigrantes.
  • Memorial Arthur Schmidt (Museu da Porcelana). Fica junto à Loja das Porcelanas Schmidt, e mostra peças belíssimas produzidas pela indústria ao longo dos anos.
  • Casa do Escultor Ervin Curt Teichmann. Mostra a obra do escultor alemão, a maioria talhada em madeira e com detalhes perfeitos! Destaque para o quadro da “Santa Ceia”. No local, visitantes são recebidos pelo filho do artista.

 

Onde se hospedar em Pomerode

Já deu pra perceber que um dia é corrido para todas as atrações da cidade, certo? Aproveite para ficar na cidade e tomar uma boa cerveja no bar Schornstein Kneipe! A hospedagem em Pomerode é de excelente nível e a preços justos. Escolha uma das pousadas que recomendamos clicando sobre o nome da pousada abaixo (entenda porque aqui) e aproveite a viagem!

  • Pousada Casarão Schmidt: Recebe muito bem famílias com crianças, oferece um parquinho e piscina ao ar livre. Estacionamento, café da manhã e Wi-fi gratuitos. Aceita animais de estimação e é uma das pousadas mais bem avaliadas da cidade.
  • Pousada Lena Rosa: Excelente para casais. Oferece quartos com banheira de hidromassagem e piscina ao ar livre. Estacionamento, café da manhã e Wi-fi gratuitos. Tem avaliação excepcional dada pelos hóspedes da booking.com.
  • Pousada Harmonia Pomerana: Fica a duas quadras do Centro Municipal de Eventos. Também possui estacionamento, café da manhã e Wi-fi gratuitos, e conta com vista das montanhas.

 

Mais para você ler : 

Beto Carrero – Como evitar filas nos brinquedos e shows
Parque Unipraias – Um dia em Camboriú
Gosta de Blogs de Viagem? Saiba como colaborar clicando aqui!



Booking.com

Compartilhe:
Parque Unipraias - Bondinhos de Camboriú
< Post Anterior
Parque Unipraias - Bondinhos de Camboriú
As atrações e atividades do Fazzenda Parque Hotel
Próximo >
As atrações e atividades do Fazzenda Parque Hotel
Comente pelo Facebook:
Escreva seu comentário:
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.