Gramado – Como chegar pelo desvio da RS115, e ir além!

18 de janeiro de 2016

Opção mais utilizada para se chegar a Gramado, a RS115 está interrompida para obras. A alternativa pela Rota Romântica passou a ser a preferida por quem sai de Porto Alegre, aumentando bastante o fluxo na rodovia e tirando um pouco do “romantismo” da viagem. Mas afinal, dá pra usar a RS115? Dá sim!! Nós usamos, fizemos o desvio mais curto do trecho em obras, gostamos do passeio e acabamos seguindo por estradas de terra até Canela. gramado-rs115-bloqueada-2


O acesso ao desvio fica após a entrada principal de Três Coroas (que dá acesso ao Templo Budista), pela Estrada do Quilombo, e está bem sinalizado. Mas nem precisaria sinalização, ele fica exatamente após uma lombada eletrônica, e 1500m antes do posto de pedágio. gramado-rota-alternativaLogo que você entra no bairro do Quilombo percebe o clima de cidade do interior. Casinhas de madeira bem cuidadas, muros baixos, árvores nas calçadas, alternando um pouco de asfalto no início com estradinha de pedras e depois estrada de terra bem cuidada.gramado-rs115-1gramado-rs115-bloqueada-estrada-do-quilombo-1

gramado-rs115-bloqueada-estrada-do-quilombo-2

Siga à direita.

Existem placas indicando a direção de Gramado em todo o trajeto, exceto nessa bifurcação. A construção em madeira à esquerda é uma cancha de bocha, você pode usar a falta de placa pra puxar uma conversa e acabar disputando uma partida! Siga à direita margeando o rio e você estará no caminho certo! Aliás, o rio você só vê parando o carro e descendo. Existem campings na margem pra quem quiser passar o dia tomando banho de rio.

gramado-rs115-bloqueada-estrada-do-quilombo-3

Camping logo após a canha de bocha.

A estrada segue sempre bem sinalizada, com placas indicando a direção e a distância até Gramado. Na bifurcação da placa abaixo que indica Gramado a 10Km tomando à esquerda, caso você siga à direita chegará a Canela pela Estrada do Chapadão.
gramado-rs115-bloqueada-estrada-do-quilombo-4A variedade de paisagens nos 18Km do desvio é grande. Nesse curto trajeto você encontra vários dos clichês das estradinhas de terra interioranas.

gramado-rs115-bloqueada-estrada-do-quilombo-5

Gado sendo conduzido na Estrada do Quilombo

gramado-rs115-bloqueada-estrada-do-quilombo-6

Igrejinha à beira da Estrada do Quilombo

gramado-rs115-bloqueada-estrada-do-quilombo-8

Estrada em boas condições, bonita e bem sinalizada

gramado-rs115-bloqueada-estrada-do-quilombo-7 gramado-rs115-bloqueada-estrada-do-quilombo-9

E quase no final dessa primeira etapa encontramos o grande desafio do trajeto (sic!), uma subida em forma de U onde é necessário usar a primeira marcha. Lempre de fazer a curva bem por fora, pra não dar de frente com quem vem no outro sentido.gramado-rs115-bloqueada-estrada-do-quilombo-10

E chegamos a essa bifurcação. Não é possível seguir em frente (a não ser que você seja convidado para o café). À esquerda, em 1Km você reencontrará o asfalto e mais alguns instantes estará em Gramado.gramado-rs115-bloqueada-estrada-do-quilombo-11Em vez de seguirmos à esquerda, tomamos o caminho da direita que também leva a Gramado, mas ainda pela Estrada do Quilombo. Para nós a brincadeira estava recém começando.gramado-rs115-bloqueada-estrada-do-quilombo-12

Cansou, pegue à esquerda e siga pelo asfalto. Quer ver mais? Então venha com a gente até Canela pela Estrada do Chapadão, lendo nosso próximo post aqui!!

Gosta de blogs de viagem? Saiba como colaborar clicando aqui!
Ficou com alguma dúvida, precisa de uma informação que não encontrou? Já esteve lá e tem algo a dizer? Faça um comentário na caixa abaixo!




Compartilhe:
Lello e irmão - A Livraria das escadas de Hogwards
< Post Anterior
Lello e irmão - A Livraria das escadas de Hogwards
Canela - chegando pelas estradas do Quilombo e do Chapadão
Próximo >
Canela - chegando pelas estradas do Quilombo e do Chapadão
Comente pelo Facebook:
Escreva seu comentário:
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.

2 Comentários:
  1.   21/01/2016 - 16h17

    Que bela paisagem!
    Nós fizemos o caminho por Santa Maria do Herval, achando que seria assim, mas não foi!
    Na próxima vez vamos experimentar esse caminho.
    Abraços

  2.   22/01/2016 - 06h38

    E precisou interromper a RS115 pra gente descobrir esse monte de estradinha de terra que leva até Gramado / Canela hein? Vai ser difícil querer voltar a usar asfalto depois disso. Abraço!!