Atravessando os Alpes Suíços pelo Grimsel Pass

10 de dezembro de 2015

Finalizamos nossa viagem pela Suíça percorrendo de carro um trajeto fantástico, atravessando os Alpes Suíços por um dos passos de montanha mais lindos da Europa, o Grimselpass. A estrada que sobe a 2165m de altitude fica fechada de outubro a maio devido ao acúmulo de neve. No primeiro sábado com tráfego liberado nós estávamos lá, junto com centenas de motoristas, motociclistas, e até mesmo ciclistas (!!) que atravessam os Alpes celebrando a abertura do passo. Vamos subir juntos?
grimsel-pass-4


A estrada vira um playground, todos levam seus brinquedos sobre rodas. Conversíveis, customizados, veículos de todo tipo tentam sem sucesso chamar para si a atenção. O cenário formado pela estrada em curvas, costeando paredões de granito é imbatível. grimsel-pass-2 grimsel-pass-8

Fizemos o trajeto do sul para o norte, retornando a Zurich. Durante os meses em que a estrada fica fechada, a alternativa é usar o trem que atravessa o túnel de Furka transportando veículos.

grimsel-pass-6

Apesar das curvas fechadas, a qualidade do asfalto sem nenhum buraco e a proteção por guard-rail tornam a estrada bastante segura. Não se assuste quando a ver citada entre as estradas mais perigosas da Europa, se for assim a Europa não tem estradas perigosas.

grimsel-pass-7

A estrada é estreita e não tem pontos de parada, não há como estacionar para tirar fotos, a não ser que você não se importe de parar praticamente no meio da estrada. O jeito é fotografar de dentro do carro, ou aproveitar as curvas, onde a estrada se alarga um pouco, pra uma paradinha rápida.

Quando chegamos ao alto do passo somos recebidos por esse casal de motociclistas. Aí sim, há muito espaço para estacionamento e dois restaurantes. Aproveitamos o do Berghotel para almoçarmos. grimsel-pass-12

Em frente ao Berghotel existe uma gruta, A Kristallgrotte. Pagamos barato e recebemos pouco. São só uns poucos metros com animais empalhados e alguns cristais que talvez sejam significativos para quem gosta de pedras. Pra nós a visita não valeu. grimsel-pass-Berghotel-kristallgrotte grimsel-pass-14

Se você está sem carro, pode fazer a travessia do passo em ônibus de linha!! A Suíça tem um dos melhores sistemas de transporte público do mundo, lembra?grimsel-pass-11

Encontramos um cachorro viciado em engolir bolinhas de neve. Crianças e cachorros, quando se encontram, é difícil separar. Esses três aí se divertiram muito!!
grimsel-pass-15Encontramos um grupo de amigas coreanas (South Korean, elas fizeram questão de enfatizar) muito simpáticas (que nos emprestaram essa linda bandeira para umas fotos.
grimsel-pass-16Depois de tomar a vigésima sétima bolada de neve, interrompemos a nossa guerra de neve e começamos a descida, com a represa de Grimselwelt dominando a paisagem.
grimsel-pass-17

A água do degelo formando cascatas sobre a estrada. Vontade de descer e tomar um banho gelado!!grimsel-pass-18

Pequeninho abaixo um ônibus sendo rebocado. Se conseguem rebocar um ônibus por essa estrada, quem vai achar difícil dirigir um carro de passeio?grimsel-pass-19
grimsel-pass-21Aos poucos a neve vai ficando pra trás e o verde volta a dominar a paisagem. A travessia do passo está feita. Agora faltam o Furkapass e o Sustenpass. Dois motivos pra retornar à Suíça!!

Gosta de blogs de viagem? Saiba como colaborar clicando aqui!
Ficou com alguma dúvida, precisa de uma informação que não encontrou? Já esteve lá e tem algo a dizer? Faça um comentário na caixa abaixo!



Compartilhe:
Nosso roteiro de carro pela Suíça
< Post Anterior
Nosso roteiro de carro pela Suíça
Jungfraubahn, a ferrovia ao Topo da Europa
Próximo >
Jungfraubahn, a ferrovia ao Topo da Europa
Comente pelo Facebook:
Escreva seu comentário:
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.