Quem faz a viagem circular ao Jungfrau passa por Lauterbrunnen e Grindelwald. Apesar de termos escolhido a segunda para nos hospedarmos, com certeza escolheríamos Lauterbrunnen para descer por umas 2h.
Lauterbrunnen fica em um vale impressionante, encaixotada entre paredões que formam 90 graus com o solo. No alto deles ficam os vilarejos de Wengen e Murren.
Esse post faz parte de uma sequência. Veja aqui nosso roteiro de carro pela Suíça.
É do paredão à direita de quem segue para Kleine-Scheidegg que despenca a Staubachfall. Sempre visível de qualquer ponto do vilarejo, a queda de quase 300m pode ser visitada percorrendo uma trilha que passa por detrás da água, um percurso de cerca de 1h saindo e retornando para a estação de trem. Nós não fizemos a trilha, seguimos 3Km adiante (trajeto que pode ser feito de ônibus) para conhecermos as Trümmelbachfalls.
Trümmelbachfalls
Em oposição à Staubachfall, onde o curso de água despenca em queda livre à frente da parede de pedra, nas as Trümmelbachfalls a queda ocorre dentro da rocha, dividido em dez etapas.
Um elevador te deixa na queda de número 6, cem metros acima. Dali pra frente (e depois abaixo) escadas e rampas te guiam por túneis e plataformas para vistas fantásticas das quedas e do vale de Lauterbrunnen.
A água escorre pela rocha desenhando curvas, tantas que uma das quedas recebe o nome de “saca-rolhas”.
Todo o trajeto é bastante seguro, há sempre uma proteção lateral e o piso, embora úmido, em nenhum momento é escorregadio.
Na saída uma bandeira da Suíça ajuda a emoldurar aquela que para nós foi a melhor vista do vale de Lauterbrunnen. Visitamos ambas as cachoeiras em apenas um turno, sendo que em Trummelbach nos revezamos. As crianças dormiram no carro e fomos um, depois o outro visitar as quedas. Ou seja, dá para encaixar outras atividades no mesmo dia.
Embora seja possível e muitos visitantes o façam, não fizemos e não indicamos fazer a visita a Lauterbrunnen como um stop no dia de subir ao Jungfrau. O Topo da Europa merece um dia só para ele. Programe ao menos três noites na região para ter tempo de fazer outros roteiros. Na tarde desse dia fomos a Interlaken, onde subimos ao Harder Kulm.
Mais para você ler :
Hotéis em Lauterbrunnen
Tudo sobre Lauterbrunnen, no TripAdvisor
As incríveis cachoeiras subterrâneas de Lauterbrunnen, do blog Um Viajante
Booking.com
Gosta de blogs de viagem? Saiba como colaborar clicando aqui!
Ficou com alguma dúvida, precisa de uma informação que não encontrou? Já esteve lá e tem algo a dizer? Faça um comentário na caixa abaixo!