Depois da espetacular ascensão por ferrovia (que contamos aqui), chegamos a 3454 msnm, na estação Sphinx, no complexo denominado Jungfraujoch (ou “o joelho do monte Jungfrau), conhecido por Topo da Europa por ser o ponto mais alto onde se chega de trem. De teleférico você ainda pode alcançar 3777 msnm em Chamonix, na França, subindo ao pico da Aiguille du Midi.
Esse post faz parte de uma sequência. Veja aqui nosso roteiro de carro pela Suíça.
O mapa abaixo teria sido muito útil para entendermos o passeio. Mas só conseguimos ele agora, escrevendo esse post. Ele não está disponível no local, não encontramos nos sites de turismo da Suíça ou do Jungfrau. Parece uma publicação antiga e descontinuada, mas que ainda assim é muito melhor que nada. O original em tamanho maior e mais legível encontramos aqui. Imprima e leve, será muito útil!
Chegamos direto ao restaurante. Precisávamos alimentar duas crianças e não tivemos dificuldades. Comida simples, spaguetti, frango, nada de frescura. Servimos no buffet, passamos no caixa, sentamos e comemos. Existem outros restaurantes, mas queríamos mesmo era tocar na neve.
O trajeto que leva ao Plateau inicia com um áudio-visual sobre a montanha. A visita segue com exibições sobre o país, sobre as ferramentas usadas na construção da estrada de ferro, e com algumas esculturas onde as crianças podem interagir (ou será que não podiam??).
Tudo muito bonito, muito interessante, mas… a gente quer ver neve!!! Seguimos como tatus pelos túneis em busca de uma saída para a rua. No caminho, o Palácio de Gelo. Hora de vestir as luvas impermeáveis e se segurar, pois o piso é bastante escorregadio. Estamos dentro de um glaciar!! Até que enfim encontramos a saída para o Plateau! O clima ajudou, não havia vento e a visibilidade era bastante boa. Pudemos brincar na neve, cair e ver caindo. Se eu estava me perguntando a necessidade das roupas que havíamos levado, tirei minhas dúvidas naquele instante. Neve sem roupas impermeáveis, inclusive calças, não dá.
E quando achávamos que o passeio tinha terminado, enquanto a Gabriela contemplava a montanha em formado que lembra aquela escalada pela Rainha Elsa quando deixa Arendelle, quanod nos perguntávamos se era possível existir um castelo de gelo no alto dessa montanha……..
eis que descobrimos que lá no alto, no topo da imagem acima, fica o Sphinx Observatory e é possível sim chegar até ele! Nosso passeio estava na metade! Fizemos o caminho de retorno descendo ao nível dos restaurantes e retornando para a estação, de onde tomamos o elevador mais rápido da Suíça percorrendo 112m em poucos segundos, e nos deixando direto na plataforma a 3571 msnm.
A plataforma é construída de metal sobre a rocha, vazado para evitar acúmulo de neve e gelar a barriga de quem tem medo de altura e quer circular o observatório. Dele pudemos avistar o Plateau onde estávamos, bem abaixo.
Já de volta ao nível da estação, encontramos a recém inaugurada redundância tripla, a Lindt Chocolate Heaven. Qualquer dessas palavras significa “paraíso”. Há uma exibição sobre a fabricação dos chocolates da marca, e uma loja bem sortida, guardadas as limitações de espaço físico. E pra encerrar, mais uma saída para a neve! Dessa vez na ponta direita da estação, onde fica uma pista de esqui que você (eu não…) pode alcançar por tirolesa.Continuando a caminhada na neve, em cerca de 1h você encontrará o Monchsjochhutte, onde pode pernoitar na montanha, o que deve ser uma experiência fantástica!
Uma paradinha para a foto familiar e estamos prontos para descer!
Nos despedimos do Jungfraujoch fazendo coro a praticamente todas as referências que lemos : é um passeio caro, mas que vale muito à pena!!
Mais para você ler :
Tudo sobre O Jungfraujoch, no TripAdvisor
Subindo o Jungfrau, o Topo da Europa!, do blog Vícios de Viagem
Site oficial da região de Jungfrau
Booking.com
Gosta de blogs de viagem? Saiba como colaborar clicando aqui!
Ficou com alguma dúvida, precisa de uma informação que não encontrou? Já esteve lá e tem algo a dizer? Faça um comentário na caixa abaixo!
Eeeee, obrigada pela menção ao post! Ficou 10, parabéns!!! Abraços
Carol
Vcs levaram as roupas impermeáveis do Brasil? É possível alugar lá? Obrigada!
Nós fomos via Lisboa, e aproveitamos o stop pra comprar as roupas nos saldos da Decathlon. Arriscado mas deu certo, compramos as últimas peças a preços bem bons. Pode sim alugar lá, mas eu não recomendo. É caro e você fica presa ao horário de fechamento da loja pra fazer a devolução.
Olá, parabéns pelo blog e pela família. As fotos ficaram show.
Irei para Windelwald em Junho/2017, gostaria de saber se desta cidade é fácil pegar o trem para o top of Europe e quanto custa o
passeio saindo de Windelwald? Todos os blogs que encontrei o passeio sai de Interlaken. Ficarei hospedada em Windelwald. Muito obrigada.
Wanley
Oi Wanley!! Não seria Grindelwald? Não conheço e não achei Windelwald no mapa. Grindelwald foi justamente onde ficamos, e no meu entender é o melhor ponto de partida. Você escolheu o lugar certo para se hospedar!! Dá uma olhada nesse post : https://afavordovento.com.br/grindelwald/
Aproveita a viagem!!!