As Serranías del Hornocal, também chamadas de Cerro de los catorce colores são a principal atração do povoado de Humahuaca. E pra nós, a mais bonita de toda a Quebrada! Note que a Quebrada de Humahuaca é o nome de todo o Vale (quebrada) do Rio Grande, que vai de Purmamarca até o povoado de Humahuaca, cruzando o Trópico de Capricórnio no povoado de Huacalera.
Veja aqui todos posts da nossa viagem de carro pela Argentina, Chile e Bolívia.
Booking.com
Logo na entrada de Humahuaca há um posto de informações turísticas, junto a essa estátua estranha feita de sucatas. A pessoa que nos atendeu mostrou fotos e ofereceu um guia para conhecer as Serranías. Em vez de ensinar a chegar ao local, como espera-se de um posto de informações, ele tentou nos convencer que sem guia, não conseguiríamos chegar lá. Não acreditamos nele e quase nos demos mal! Hornocal não existia no mapa que baixamos no GPS, então precisamos usar o método antigo: pedir informação pelo caminho. Agora que já fomos, entregamos mastigadas as coordenadas GPS para o Mirador Cerro de 14 Colores : 23°11’50.8″S 65°11’36.1″W
No começo do trajeto há sinalização e logo você vê o Cerro. Mas entre vê-lo de longe (foto acima tem zoom de 300x) e chegar ao Mirador vai uma grande distância. Cerca de 25Km morro acima, com algumas bifurcações não sinalizadas. Fomos no mesmo dia em que visitamos a Pucará de Tilcara e a Garganta del Diablo, então chegar antes do pôr-do-sol era um desafio.
A primeira informação era seguir em direção a Cianzo. Observem com cuidado a placa abaixo :
Cianzo está 14Km à frente certo? Errado! Note que a sinalização foi danificada, Cianzo (seria um povoado?) está na verdade a 44Km. Quem cruza apressado pela placa, roda 14Km, não encontra nada e pensa estar no caminho errado. E essa foi a última sinalização que encontramos. Seguimos pela Ruta 73 e em determinado ponto entramos à direita. Não tínhamos certeza do caminho, estávamos com pressa em razão do horário do pôr-do-sol e com pouco combustível. Vimos poeira de outro carro vindo ao longe atrás de nós. Paramos. Era um táxi, que imaginamos estar indo para o Mirador. Assim que cruzou por nós, passamos a segui-lo e deu certo!! Essa técnica sempre funciona!
Notem à esquerda nas fotos acima, uma trilha. Não fomos até o mirante propriamente dito, que provavelmente oferece vista para o Rio Cianzo que corre ali em baixo. Estávamos com medo de ficar sem combustível no retorno. Na pressa de chegar com sol, confiamos na autonomia de 150Km e deixamos pra abastecer na volta. Não levamos em conta que 150Km seria em asfalto plano, que era de onde vínhamos, e passamos a rodar montanha acima.Na altitude o consumo aumenta, nossa parceira de viagem é uma ébria e nos vimos a 4350msnm, as 19:15, com autonomia de 70Km. Dava pra chegar a Humahuaca e abastecer, mas não poderíamos errar o caminho. E não erramos (ufa!!). Lomba abaixo todo santo empurra, diz o ditado. Na cidade consultamos quanto sairia um táxi até o Mirador del Hornocal : 400 pesos (cerca de 30 dólares). Valeu a economia! Retornamos a Tilcara para pernoite na Pousada Suri Huasi.
O povoado de Humahuaca
No dia seguinte, a caminho da Bolívia, passamos novamente por Humahuaca e entramos no povoado. Ele tem uma boa estrutura, terminal rodoviário movimentado atendendo Tilcara, Iruya, La Quiaca, Salta. No alto da Colina Santa Bárbara, praça central, há o Monumento aos Heróis da Indepêndencia, de onde se alcança uma vista panorâmica do povoado de Humahuaca. Próximo dali está a Torre de Santa Bárbara, remanescente de uma capela de mesmo nome já destruída.
Quem viaja com crianças encontra o Parque Infantil Evita, com brinquedos simples, escorregador, gira-gira, gangorra, balanço, mas que serve muito bem pra descarregar as energias represadas nas longas distâncias percorridas de carro.
Huacalera e o Trópico de Capricórnio
No caminho entre Tilcara e Humahuaca encontramos o povoado de Huacalera, onde um relógio solar pouco cuidado à beira da estrada marca a passagem pelo Trópico de Capricórnio.
Ainda em Huacalera se encontra a antiga e pequena Capilla de Huacalera, que não visitamos. Apesar de pequeno, o povoado possui hospedagens de qualidade, como o Hotel Huacalera e o Solar del Tropico.
Mais para você ler :
El Mirador de Hornocal, no site Turismo Argentina (em inglês)
Gosta de blogs de viagem? Saiba como colaborar clicando aqui!
Ficou com alguma dúvida, precisa de uma informação que não encontrou? Já esteve lá e tem algo a dizer? Faça um comentário na caixa abaixo!