Salta, la linda. Onde a viagem começa.

28 de março de 2016

A viagem pelo norte da Argentina começa efetivamente na cidade de Salta. Conhecida como “Salta, la linda”, é lá a base para visitar Purmamarca, na Quebrada de Humahuaca, as Salinas Grandes de Jujui, ao norte, ou Cachi, Cafayate e o Parque Los Cardones ao sul. Quem compra pacote aéreo fica fazendo bate-e-volta de um dia a partir de Salta, ou paga um pouco mais para pernoitar nas cidades menores.

Salta é a terceira maior cidade da Argentina, atrás da Capital Federal e de Córdoba. Se os arredores oferecem paisagens montanhosas, a cidade de Salta é plana e pode ser conhecida a pé, apesar de suas calçadas estreitas. Exceção é o Cerro San Bernardo, onde fica o convento de mesmo nome e é acessível de carro ou por teleférico.

Passamos três noites na cidade, sendo duas na ida e a terceira no retorno da nossa round trip (nesse link você encontra a viagem inteira). Nas três noites dormimos no Nubes Apart Hotel (contamos sobre ele aqui : Como escolher seu hotel em Salta). Aqui vão algumas dicas do que fazer em Salta!

Cerro San Bernardo

Se estiver de carro, use-o para subir o Cerro. O teleférico é caro, são ARS110 por adulto, e crianças de 6 a 12 anos pagam ARS60 (informações atuais no site oficial do teleférico).salta-cerro-san-bernardo-1

Só quem avista a cidade lá de cima em noção do tamanho dela e entende a quantidade de ônibus circulando pelo centro. Subir à tarde e aguardar o sol se por é uma boa ideia para ter as duas visões da cidade.
salta-cerro-san-bernardo-2O espaço no alto do Cerro é amplo, bastante arborizado, tem um bom espaço de estacionamento e conta com lojinha de souvenis (sempre…) e um restaurante. Adivinha quem nos encontramos no restaurante? salta-cerro-san-bernardo-4

salta-cerro-san-bernardo-5

Encontramos um adesivo do Felipe, o Pequeno Viajante!

Um adesivo deixado pelo Felipe, poucos meses atrás, em sua viagem contada por eles aqui.

Estação do teleférico ao Cerro San Bernardo

Estação do teleférico ao Cerro San Bernardo

Na descida passamos por pessoas sozinhas se exercitando, correndo, caminhando, pedalando na estrada de acesso ao Cerro. Isso já à noite, mulheres sozinhas, em roupas de academia, correndo à noite em uma estrada mal iluminada.salta-cerro-san-bernardo-3 Invejamos!!! Vejam bem, não estávamos na Europa, na América do Norte, estávamos na Argentina!! Não estávamos numa cidade pequena do interior, estávamos na terceira maior cidade do país, capital da província! Que delícia deve ser morar em um lugar onde as pessoas têm esse direito!

MAAM – Museu de Arqueologia de Alta Montaña de Salta

É a principal atração no entorno da praça central, que em Salta se chama “Plaza 9 de julio”, e não “Plaza de Armas”.salta-plaza-9-de-julio-1 O museu gira em torno das múmias de três crianças encontradas no alto do vulcão Llullaillaco. O ingresso inclui uma visita guiada com informações sobre os objetos incas ali expostos, e termina com a exibição de uma das múmias, La Niña del Rayo, La Doncella ou El Niño. Por uma questão de conservação, as três não são exibidas simultaneamente. Infelizmente as fotos são proibidas no interior do museu.

Catedral Basílica de Salta

Bem próxima ao MAAM, estivemos lá ao sair do museu. Porém ela é mais bonita quando iluminada à noite, e acabamos ficando devendo um retorno à praça após o pôr do sol.salta-plaza-9-de-julio-2 salta-plaza-9-de-julio-3Seu interior abriga o Panteón, mausoléu onde estão guardados os restos mortais de soldados envolvidos na batalha da independência argentina.salta-plaza-9-de-julio-4

Praça 9 de julho

Limpa, segura e bem conservada, a praça em si merece ser aproveitada. salta-plaza-9-de-julio-5Especialmente se viaja com crianças, é um lugar tranquilo para que eles possam correr à vontade. Algumas esculturas e fontes compõem o visual e agregam às brincadeiras!salta-plaza-9-de-julio-6 salta-plaza-9-de-julio-7

Igreja de São Francisco de Assis

A Iglesia de San Francisco em Salta foi a mais bonita que encontramos. Afastada uma quadra da Praça 9 de julho, se destaca pelas cores da fachada.salta-plaza-9-de-julio-8 salta-plaza-9-de-julio-9 Infelizmente chegamos fora de horário e não pudemos entrar. Não faça como nós, consulte antes os horários nesse site.

Almandina – Onde comprar souvenirs

E no meio da quadra entre a praça e a Igreja de São Francisco encontramos uma lojinha linda de souvenirs! Se chama Almandina, e tem uma série de lembrancinhas divertidas e coloridas. As crianças adoraram!!salta-almandina-1 salta-almandina-3salta-almandina-2

La Calesita – Parque infantil

Como por para dormir duas crianças ativas que passaram o dia sentadas no carro assistindo Charlie e Lola no DVD? Com uma hora intensa em um parquinho infantil, estrategicamente perto do nosso hotel!!salta-parque-infantil-1salta-parque-infantil-3 salta-parque-infantil-2 O parque La Calesita fica na Calle San Martin, esquina com Pellegrini. Tem vários jogos eletrônicos, piscina de bolinhas, um “brinquedão” de escalar, esses que tem em toda casa de festas infantis. É um parque simples, mas as crianças pareceram não ligar muito pra isso. :)

Supermercado com estacionamento

No centro de Salta é raro encontrar onde seja permitido estacionar na rua. Se você precisa fazer compras e não quer carregar sacolas caminhando em calçadas onde mal cabe você, o jeito é procurar um supermercado com estacionamento. E isso não é fácil! Nós encontramos o VEA Cencosud, que apresenta o endereço na Calle Florida, 50, que é peatonal, mas tem estacionamento nos fundos, acesso pela Calle Ituzango altura do número 59.

Tem como resistir a um anuncio desses?

Tem como resistir a um anuncio desses?

Gosta de blogs de viagem? Saiba como colaborar clicando aqui!
Ficou com alguma dúvida, precisa de uma informação que não encontrou? Já esteve lá e tem algo a dizer? Faça um comentário na caixa abaixo!

Mais para você ler : 

Tudo sobre Salta, no TripAdvisor
Salta no blog Felipe, o Pequeno Viajante
Site oficial de turismo da Cidade de Salta




Compartilhe:
Saenz Peña. Afinal, o que tem lá?
< Post Anterior
Saenz Peña. Afinal, o que tem lá?
Como escolher seu hotel em Salta
Próximo >
Como escolher seu hotel em Salta
Comente pelo Facebook:
Escreva seu comentário:
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.