Humahuaca e as 14 cores das Serranías del Hornocal

29 de Maio de 2016




As Serranías del Hornocal, conhecidas também como Cerro de los catorce colores são a principal atração do povoado de Humahuaca. E pra nós, a mais bonita de toda a Quebrada! Note que a Quebrada de Humahuaca é o nome de todo o Vale (quebrada) do Rio Grande, que vai de Purmamarca até o povoado de Humahuaca, cruzando o Trópico de Capricórnio no povoado de Huacalera.

Esse post faz parte de uma sequência. Veja aqui o post índice de toda a  viagem pela Argentina, Chile e Bolívia.

Logo na entrada de Humahuaca há um posto de informações turísticas, junto a essa estátua estranha feita de sucatas.Humahuaca-Hornocal-1 Quem atende vai te mostrar fotos e oferecer um guia para conhecer as Serranías. Vai tentar te convencer que sem guia, você não consegue chegar lá. A gente já conhece bem o discurso, não acreditamos e quase nos demos mal! Nosso mapa do GPS não tinha Hornocal, então precisamos usar o método antigo, pedir informação pelo caminho. Agora que já fomos, entregamos mastigadas as coordenadas GPS para o Mirador Cerro de 14 Colores23°11’50.8″S 65°11’36.1″WHumahuaca-Hornocal-2
Humahuaca-Hornocal-3 No começo há sinalização e logo você vê o Cerro. Mas entre vê-lo de longe (foto acima tem zoom de 300x) e chegar ao Mirador vai uma grande distância. Cerca de 25Km morro acima, com algumas bifurcações não sinalizadas. Fomos no mesmo dia em que visitamos a Pucará de Tilcara e a Garganta del Diablo, então chegar antes do pôr-do-sol era um desafio.

A primeira informação era seguir em direção a Cianzo. Observem com cuidado a placa abaixo :Humahuaca-Hornocal-4

Aí você cruza apressado, roda 14Km, não encontra nada e pensa que está no caminho errado. Mas note que a sinalização foi danificada, Cianzo (seria um povoado?) está na verdade a 44Km. Nós seguimos pela Ruta 73 e em determinado ponto entramos à direita. Não tínhamos certeza do caminho, estávamos com pressa em razão do  horário do pôr-do-sol e com pouco combustível. Vimos poeira de outro carro vindo ao longe. Paramos. Era um táxi, que imaginamos estar indo para o Mirador.  Seguimos ele, e deu certo!! Humahuaca-Hornocal-11Humahuaca-Hornocal-5 Humahuaca-Hornocal-6


Humahuaca-Hornocal-7 Humahuaca-Hornocal-8Notem à esquerda nas fotos acima, uma trilha. Não fomos até o mirante propriamente dito, que provavelmente oferece vista para o Rio Cianzo que corre ali em baixo. Estávamos com medo de ficar sem combustível no retorno. Na pressa de chegar com sol, confiamos na autonomia de 150Km e deixamos pra abastecer na volta. Não levamos em conta que 150Km seria em asfalto plano, que era de onde vínhamos, e passamos a rodar montanha acima.Humahuaca-Hornocal-10Na altitude o consumo aumenta, nossa parceira de viagem é uma ébria e nos vimos a 4350msnm, as 19:15, com autonomia de 70Km. Dava pra chegar a Humahuaca e abastecer, mas não poderíamos errar o caminho. E não erramos (ufa!!). Humahuaca-Hornocal-9Lomba abaixo todo santo empurra, diz o ditado. Na cidade consultamos quanto sairia um táxi até o Mirador del Hornocal : 400 pesos (cerca de 30 dólares). Valeu a economia! Retornamos a Tilcara para pernoite na Pousada Suri Huasi.

O povoado de Humahuaca

No dia seguinte, a caminho da Bolívia, passamos novamente por Humahuaca e entramos no povoado. Ele tem uma boa estrutura, terminal rodoviário movimentado atendendo Tilcara, Iruya, La Quiaca, Salta. No alto da Colina Santa Bárbara,  praça central, há o Monumento aos Heróis da Indepêndencia, de onde se alcança uma vista panorâmica do  povoado de Humahuaca. Próximo dali está a Torre de Santa Bárbara, remanescente de uma capela de mesmo nome já destruída.

Quem viaja com crianças encontra o Parque Infantil Evita, com  brinquedos simples, escorregador, gira-gira, gangorra, balanço, mas que serve muito bem pra descarregar as energias represadas nas longas distâncias percorridas de carro.

Huacalera e o Trópico de Capricórnio

No caminho entre Tilcara e Humahuaca encontramos o povoado de Huacalera, onde um relógio solar pouco cuidado à beira da estrada marca a passagem pelo Trópico de Capricórnio.

Reloj Solar – Tropico de Capricórnio – Huacalera

Ainda em Huacalera se encontra a antiga e pequena Capilla de Huacalera, que não visitamos. Apesar de pequeno, o povoado possui hospedagens de qualidade, como o Hotel Huacalera e o Solar del Tropico.

Mais para você ler : 

El Mirador de Hornocal, no site Turismo Argentina (em inglês)
Tudo sobre Humahuaca, no TripAdvisor


Booking.com

Gosta de blogs de viagem? Saiba como colaborar clicando aqui!
Ficou com alguma dúvida, precisa de uma informação que não encontrou? Já esteve lá e tem algo a dizer? Faça um comentário na caixa abaixo!

Compartilhe:
Tilcara, Pucará, Cactos gigantes e Garganta del Diablo
< Post Anterior
Tilcara, Pucará, Cactos gigantes e Garganta del Diablo
Purmamarca, Tilcara ou Humahucaca? Onde se hospedar?
Próximo >
Purmamarca, Tilcara ou Humahucaca? Onde se hospedar?
Comente pelo Facebook:
Escreva seu comentário:
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.