Humahuaca e as 14 cores das Serranías del Hornocal

29 de maio de 2016

As Serranías del Hornocal, conhecidas também como Cerro de los catorce colores são a principal atração do povoado de Humahuaca. E pra nós, a mais bonita de toda a Quebrada! Note que a Quebrada de Humahuaca é o nome de todo o vale (quebrada) do Rio Grande, que vai de Purmamarca até o povoado de Humahuaca.

Logo na entrada de Humahuaca há um posto de informações turísticas, junto a essa estátua estranha feita de sucatas.Humahuaca-Hornocal-1 Quem atende vai te mostrar fotos e oferecer um guia para conhecer as Serranías. Vai tentar te convencer que sem guia, você não consegue chegar lá. A gente já conhece bem o discurso, não acreditamos e quase nos demos mal! Nosso mapa do GPS não tinha Hornocal, então precisamos usar o método antigo, pedir informação pelo caminho. Agora que já fomos, entregamos mastigadas as coordenadas CPS a seguir : 23°11’50.8″S 65°11’36.1″WHumahuaca-Hornocal-2Procurando passagens em promoção? Experimente o site da LATAM!
Humahuaca-Hornocal-3 No começo há sinalização e logo você vê o Cerro. Mas entre vê-lo de longe (foto acima tem zoom de 300x) e chegar ao mirador vai uma grande distância. Cerca de 25Km morro acima, com algumas bifurcações não sinalizadas. Fomos no mesmo dia em que visitamos a Pucará de Tilcara e a Garganta del Diablo, então chegar antes do pôr-do-sol era um desafio.

A primeira informação era seguir em direção a Cianzo. Observem com cuidado a placa abaixo :Humahuaca-Hornocal-4

Aí você cruza apressado, roda 14Km e começa a achar que está no caminho errado. Mas a placa foi danificada, Cianzo (seria um povoado?) está na verdade a 44Km. Nós seguimos pela Ruta 73 e em determinado ponto entramos à direita. Como é um lugar turístico, a estratégia é parar e esperar passar algum outro carro. Deu certo!Humahuaca-Hornocal-11Humahuaca-Hornocal-5 Humahuaca-Hornocal-6 Humahuaca-Hornocal-7 Humahuaca-Hornocal-8Notem à esquerda nas fotos acima, uma trilha. Não fomos até o mirante propriamente dito, que provavelmente oferece vista para o Rio Cianzo que corre ali em baixo. Estávamos com medo de ficar sem combustível no retorno. Na pressa de chegar com sol, confiamos na autonomia de 150Km e deixamos pra abastecer na volta. Não levamos em conta que 150Km seria em asfalto plano, que era de onde vínhamos, e passamos a rodar montanha acima.Humahuaca-Hornocal-10Na altitude o consumo aumenta, nossa parceira de viagem é uma ébria e nos vimos a 4350msnm, as 19:15, com autonomia de 70Km. Dava pra chegar a Humahuaca e abastecer, mas não poderíamos errar o caminho. E não erramos (ufa!!). Humahuaca-Hornocal-9Lomba abaixo todo santo empurra, diz o ditado. Na cidade consultamos quanto sairia um táxi até o Mirador del Hornocal : 400 pesos (cerca de 30 dólares). Valeu a economia!

 

Gosta de blogs de viagem? Saiba como colaborar clicando aqui!
Ficou com alguma dúvida, precisa de uma informação que não encontrou? Já esteve lá e tem algo a dizer? Faça um comentário na caixa abaixo!

Mais para você ler : 

El Mirador de Hornocal, no site Turismo Argentina (em inglês)
Tudo sobre Humahuaca, no TripAdvisor
Compare os hotéis na Trivago
Vai comprar na Booking.com? Use esse link e suporte nosso blog!




Compartilhe:
Tilcara, Pucará e jardim de cactos gigantes
< Post Anterior
Tilcara, Pucará e jardim de cactos gigantes
Purmamarca, Tilcara ou Humahucaca? Onde se hospedar?
Próximo >
Purmamarca, Tilcara ou Humahucaca? Onde se hospedar?
Comente pelo Facebook:
Escreva seu comentário:
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.