Art Nouveau em Alesund

14 de setembro de 2015




Alesund é referida como tão linda quanto Bergen, porém menor e menos turística. A cidade foi toda reconstruída após o grande incêndio de 1904, e o estilo Art Nouveau é tão evidente que até mesmo eu consegui perceber os traços nos prédios.

Esse post faz parte de uma sequência. Veja aqui nosso roteiro de carro pela Noruega.

alesund-1



Chegamos no final do dia ao hotel Quality Waterfront. A expressão do recepcionista perguntando se tínhamos reserva foi divertida… tipo, se não tivéssemos estaríamos perdidos. Havia um evento na cidade e todos hotéis estavam lotados. Mas sim, tínhamos reserva!! Havíamos reservado apenas o dia da chegada em Bergen e o dia da saída em Alesund. Ufa… :)

Também a exemplo de Bergen, Alesund tem um ótimo aquário. Como nosso voo era as 17h, optamos por rodar um pouco pela cidade, antes de subir o monte Aksla.alesund-2

Você possivelmente vai encontrar referências ao Fjellstua Utsiktspunkt do que propriamente ao Monte Aksla. Fjellstua é o nome do restaurante que fica lá no alto, e utsiktspunkt é viewpoint em norueguês. Simples assim, mas eu passei um bom tempo achando que se tratavam de dois lugares diferentes! :) Para chegar lá você pode usar a escadaria a partir do parque da cidade (Byparken) ou seguir de carro pela estrada que leva até o topo. Com duas crianças, de 8 meses e três anos, subimos as escad….não, usamos o carro. alesund-fjellstua-utsiktspunkt-aksla-viewpoint-1 alesund-fjellstua-utsiktspunkt-aksla-viewpoint-2

Alesund vista do alto é lindíssima!! Precisamos voltar para vê-la coberta de neve. Deve ser fantástica!alesund-fjellstua-utsiktspunkt-aksla-viewpoint-3

Lamentamos muito ter passado tão pouco tempo na cidade. Certamente merecia pelo menos duas noites. Talvez três, para dar tempo de um bate-e-volta até a Atlantic Road. No geral a viagem toda ficou com gostinho de quero mais. O clima não colaborou, tivemos dias nublados em sua maioria, mas já esperávamos por isso (ninguém vai pra Noruega em maio esperando sol e céu azul…) e acabamos aproveitando um misto do que seria o país tanto no inverno como no verão. E ficou a vontade de retornar em ambas as estações!!

Da janela do avião, um tchau. Até outra vez. Em 1:40h de voo direto estaríamos em Amsterdam, de onde visitaríamos o parque das tulipas, Keukenhof.alesund-3



Booking.com

Gosta de blogs de viagem? Saiba como colaborar clicando aqui!
Ficou com alguma dúvida, precisa de uma informação que não encontrou? Já esteve lá e tem algo a dizer? Faça um comentário na caixa abaixo!

Compartilhe:
Hotel Varanda das Bromélias
< Post Anterior
Hotel Varanda das Bromélias
Navegando pelo Geirangerfjord
Próximo >
Navegando pelo Geirangerfjord
Comente pelo Facebook:
Escreva seu comentário:
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.

2 Comentários:
  1. Jefferson
      24/02/2018 - 01h12

    Parabéns pelas viagens, pela família, sobre seus post li todos sobre a viagem a Noruega, pois preciso de mais informações, pois esse tem sido o roteiro mais difícil que estou fazendo.
    Bem se puder me dar algumas dicas te agradeço muito estou indo na segunda de maio de Oslo a Bergen, onde lá no aeroporto aluguei um carro por 5 dias.
    Como funciona a questão dos pedágios nestas cidades que você passou? Você acha pela sua experiência que consigo fazer um bom roteiro em 5 dias.
    Você acha que consigo visitar essas atrações com 5 dias de carro? Algumas coisas que gostaria de conhecer, Estrada do Atlântico, Estrada Trollstigen, quero ir até Briskdal Geleira e a Jotesdalbreen Park, Lago Lovatnet, ir a Alesund, Hardanger, ver a cachoeira Voringsffossem, fazer 2 trilhas Kjerag e Preikstolen. Acha que é exagero ou consigo fazer em 5 dias.
    Agradeço muito seus comentários.
    Abcs Jefferson

  2.   07/03/2018 - 16h44

    Olá Jefferson! Cinco dias dá sim pra ver muita coisa. Meu roteiro ao todo foi de 8 dias, mas fizemos tudo muito lentamente por estarmos com duas crianças ainda em idade de fraldas. Esteja atento às estradas fechadas por causa da neve na temporada de inverno. A Trollstigen road abre final de maio, vc vai precisar de sorte para encontrá-la aberta. Mas até Ørnesvingen você deve conseguir subir. O clima vai ser a peça chave para que consigas cumprir o roteiro. Vá preparado para muito frio e alguma chuva, roupas impermeáveis são mandatórias. Se o tempo for curto, retire a Atlantic Road do roteiro. Eu não fui justamente por isso, é longe ao norte de Alesund e li várias opiniões de que ela é bonita do alto. Estando ao nível do mar não é tudo isso. Kjerag e Preikstolen são próximas a Stavanger, se teu retorno for de Bergen também, de repente deixa Alesund e sobe ao norte apenas até Geiranger. Sobre pedágios, eu não vi nenhum. Não é algo a se preocupar, de qualquer forma a locadora deve te atualizar sobre isso. Aproveita a viagem!!!