Lello e irmão – A Livraria das escadas de Hogwards

13 de janeiro de 2016

Citada como uma das livrarias mais belas do mundo, e tendo inspirado J.K.Rowling na criação das escadarias de Hogwards, a Lello & Irmão mistura em seu interior fãs da série, turistas despretensiosos e moradores da cidade em busca dos bons livros ali vendidos. Alçada à condição de ponto turístico, continua cumprindo o papel para o qual foi inaugurada em 1891.

porto-lello

Fachada repleta de detalhes

Promotion 468x60
Logo ao cruzar pela porta os visitantes percebem a famosa e imponente escadaria dominando todo o ambiente. De formato inusitado, ela inicia com uma subida simples, se abre em dois braços que sobem na direção oposta para se encontrarem novamente na parte de trás, já acima da cabeça de quem inicia a subida. Mais três degraus e ela se divide novamente, alcançando ambos os lados do segundo piso.
porto-lello-4 porto-lello-6Tão impressionantes quanto a escadaria são os detalhes encravados em toda a madeira que cerca os livros ali expostos. Livros e madeira é tudo que se vê pra onde quer que você olhe. A não ser que olhe pra cima, já que o teto exibe um belo vitral com a inscrição “decus in labore”, exaltando a dedicação ao trabalho.porto-lello-5
Antes proibido, recentemente a livraria Lello permitiu que se fotografe em seu interior. Para nossa sorte como turistas, mas para o azar de quem vai ali em busca de algo mais que um selfie. O ambiente não é pequeno, mas é repleto de livros (como uma boa livraria deve ser) e a quantidade de pessoas “passeando” dificulta a circulação. (e atrapalha nossos selfies).
Recentemente a livraria passou a cobrar uma “consumação” de 3 euros, que são pagos pelo acesso ao ambiente e descontados dos livros adquiridos. Nossa visita foi durante o período que se podia fotografar, mas ainda não era cobrada essa taxa.
Para quem vai com crianças a livraria é um achado, ela é farta em títulos infantis em um setor ao fundo, fora da área de circulação. Nossos filhos ficaram muito à vontade!porto-lello-1 porto-lello-2
Para os pais, literatura portuguesa abundante. Imaginávamos que só encontraríamos guias e livros delacionados a viagem ou a Harry Potter, e fomos surpreendidos com a vida local da livraria tornando a visita ainda mais interessante.

Os Putos Contos da Luz e das Sombras

29a. edição, e o livro não pára de ser aumentado!

Prometemos ao voltar ao Brasil (e ainda não cumprimos) assistir a todos os filmes da série, pois o tal Harry Potter pode ser também um bom guia de viagem!!

A Lello fica na Praça de Lisboa e abre de segunda a domingo, porém em horários distintos. Cabe buscar a informação atualizada no site da livraria. No lado oposto da Praça de Lisboa fica a Torre dos Clérigos, que visitamos logo em seguida.




Compartilhe:
Blogs nacionais
< Post Anterior
Blogs nacionais
Gramado - Como chegar pelo desvio da RS115, e ir além!
Próximo >
Gramado - Como chegar pelo desvio da RS115, e ir além!
Comente pelo Facebook:
Escreva seu comentário:
* Preenchimento obrigatório. Seu email não será divulgado.
Quer que sua foto apareça no comentário? Clique aqui.